Complexo da Basílica

Nesse local está presente uma grande estrutura de atendimento e de visitação que compoe o roteiro de visitação e peregrinação dos romeiros, devotos e visitantes. Conheça alguns desses espaços que formam o Complexo da Basílica, situada no coração da cidade.


Basílica de São Francisco

A Basílica é o coração do Santuário. Construída pelos frades capuchinhos e benta em 1915 é a Matriz do povo de Canindé e o Centro da Romaria de milhares de devotos do milagroso São Francisco. A construção da igreja dedicada a São Francisco das Chagas foi iniciada em 1775. O desenvolvimento da obra foi marcado por vários obstáculos como a seca e a posse da terra da igreja pelos três irmãos do baixo Jaguaribe, que mais tarde vieram a doá-la ao santo. Em 1796, a obra foi concluída e inaugurada, tornando-se um local sagrado de devoção franciscana. Após solicitação da comunidade canindeense, em 1817, a Capela foi elevada à Matriz, pelo então Bispo de Pernambuco, Dom Frei Antônio de São José Bastos. Desta forma, o povo ganhou a Paróquia de São Francisco das Chagas.


Complexo São Damião

Sala de confissões e capelinha

A primeira parte do Complexo São Damião foi inaugurada, em 17 de Setembro de 2003, pelo ministro provincial frei Aloísio Fragoso. Já a segunda parte do Complexo São Damião foi inaugurada, em 17 de Setembro de 2005, pelo Vigário provincial Frei Marconi Lins. Com as reformas o local ganhou salas de confissões individuais climatizadas e a capelinha São Damião para orações. Outra melhoria ficou com a nova estruturação dos espaços da Casa dos Milagres.


Casa dos Milagres

Temos uma expressão da religiosidade popular de pagar uma promessa alcançada com um ex-voto, que testemunha publicamente a fé e a gratidão do devoto. Em Abril de 1954 abril foi iniciada uma nova casa dos ex-votos baseada sua construção numa planta do prefeito Francisco Campos. Em 1957 foram concluídos os trabalhos com seus amplos salões e vários compartimentos anexos onde funcionam a cúria, refeitório, banheiros, entre outros espaços.


Livraria São Francisco

Localizada dentro da Casa dos Milagres a Livraria São Francisco oferece uma grande variedade em lembranças e artigos religiosos do Santuário de Canindé, como livros, CDs de cânticos, imagens sacras, camisetas, terços, fitinhas, etc. O local funciona de segunda a sábado de 7h às 11h e das 14 às 17h. E aos domingos de 7h às 11h. No período dos festejos tem horário especial.


Capela do Painel

Anexo a Casa dos Milagres está a Capela do Painel de São Francisco, que tradicionalmente é conduzido nas procissões durante os festejos de São Francisco e em datas especiais do Santuário.


Secretaria da Paróquia e Santuário

Anexo a Casa dos Milagres está a Capela do Painel de São Francisco, que tradicionalmente é conduzido nas procissões durante os festejos de São Francisco e em datas especiais do Santuário.


Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Em 11 de Fevereiro de 1936 o vigário Frei Pacífico benzeu a Gruta e a Imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Em 1975 foi construído um muro de combogós ao lado do rio para delimitar a Praça atrás da Basílica.


Quadra da Gruta

Localizada atrás da Basílica a Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é um grande espaço onde é realizada celebrações, principalmente no período de romarias. Este espaço passou por uma grande reforma em 2008 com a construção de uma coberta e piso. No ano seguinte o local também ganhou a construção de uma Sacristia, na administração paroquial de Frei João Amilton dos Santos.


Casa das velas

Os agradecimentos e pedidos dos devotos se estendem com muitas manifestações populares, como o ato de acender velas. No ano de 1981, o vigário da época Frei Canísio Lima, construir uma capelinha onde os romeiros pudessem acender suas velas. De lá para cá o local vem recebendo melhorias e é local certo de visitação.


Campanha dos Benfeitores

O Santuário de Canindé lançou no dia 15 de Julho de 2008 a Campanha dos Benfeitores do Santuário de São Francisco das Chagas com o objetivo de criar uma ponte de comunicação e levar a mensagem franciscana de fé e esperança a todos os irmãos e irmãs, assim como divulgar as obras de evangelização e a devoção a São Francisco das Chagas de Canindé. A comunidade Franciscana abraça e lança este desafio a todos os devotos de São Francisco: “É preciso promover o bom acolhimento e o conforto espiritual de todos aqueles que se achegam a este Santuário para agradecer e pedir as bênçãos de Deus através da intercessão de São Francisco das Chagas”, diz Frei João Amilton, Reitor e Pároco. Neste sentido, ajudar a melhorar os trabalhos que são feitos no Santuário, na missão evangelizadora de acolhida, espiritualidade e projetos de comunicação, tornam-se o foco desta iniciativa.

Cadastre-se


Arquivo Paroquial

No mesmo prédio da Campanha dos Benfeitores está o Arquivo Paroquial, que contém um acervo de documentos históricos e fotografias do Santuário. O local tem recebido a visita de muitos alunos de escolas e universidade para pesquisas. Confira algumas das publicações do nosso acervo digital.

Arquivos digitais


Jornal "O Santuário" de São Francisco das Chagas

Foi fundado pelos capuchinhos em 1915, registrado oficialmente em 1937, em dezembro de 1977 recomeçou sua circulação nacional. Atualmente tem uma tiragem de 17 mil exemplares, sendo o meio oficial impresso do Santuário de São Francisco das Chagas, tendo ainda colaboração com a Campanha dos Benfeitores.


Mitra Arquidiocesana

Localizado em frente à Praça da Basílica de Canindé está o prédio da Mitra Arquidiocesana de Fortaleza, com atendimento administrativo. No mesmo local também se encontra o setor de Romarias do Santuário de São Francisco das Chagas, onde o organizador da romaria pode fazer ou atualizar o cadastro de sua romaria, dando informações para a equipe fazer trabalho comunicativo, ou mesmo de acolhida. O telefone de contato no local é: (85) 3343.0774.


Web TV Paz & Bem

A partir de 2011 foram adquiridos equipamentos de transmissão através da internet enquanto novo projeto de comunicação denominado Web TV Paz & Bem. E também produção e transmissão da Santa Missa da Basílica pela Rede Vida de Televisão, na primeira sexta-feira de cada mês.


Sobre

Ambiente desenvolvido por Antonio Raimundo Rocha Mendonça e Vitória Facundo Macedo, estudantes da EEEP Capelão Frei Orlando do curso de Rede de Computadores tendo como objetivo informar e orientar os romeiros que visitam Canindé.

Endereço

Santuário e Paróquia de São Francisco
Praça da Basílica, s/n - Centro
Canindé - CE
CEP: 62.700-000 – Caixa Postal: D2
Telefone: (85) 3343-0017