Estátua de São Francisco


Informações


A ESTÁTUA DE SÃO FRANCISCO:

Símbolo expresso da devoção popular de seu povo na cidade de Canindé está a Estátua do Santo Padroeiro São Francisco, localizada no bairro Alto do Moinho. O monumento religioso teve suas obras iniciadas no ano de 2002 com o lançamento da pedra fundamental e concluída 2005, vindo a ser inaugurada no dia 04 de outubro. Podendo ser observada de qualquer ponto da cidade, com seus 30,25m, teve como participação o artista plástico e escultor Deoclécio Soarez Muniz, popularmente conhecido como Bibi, também autor de várias outras obras sacras. Este importante local de visitação dos devotos de São Francisco conta como administração o governo municipal.

DETALHES DA OBRA:
Foram utilizadas na construção desse projeto 18 toneladas de ferro, 3.500 sacos de cimento, de 50 quilos cada. Para maior resistência e embelezamento foram colocados revestimentos em cerâmica-vidro, para preservar as cores originais e dar característica da veste do santo. Ela possui uma escada interior com 125 degraus que dá acesso ao ponto mais alto, um mirante com capacidade para cerca de quinze pessoas.

MISSA DA ESTÁTUA É NA CAPELA DE SÃO PEDRO
Devido a falta de conclusão do projeto de urbanização do local, com as estruturas de acolhimento aos romeiros e visitantes, que incluía também uma capelinha, as celebrações da Estátua de São Francisco foram transferidas já há alguns anos para a Capela de São Pedro, que fica a poucos metros do local. As celebrações acontecem durante todos os sábados, às 19h. Durante os festejos as celebrações também acontecem às 10h da manhã, entre os dias 15 a 18 de outubro/2014.


Construção da Estátua

Sobre

Ambiente desenvolvido por Antonio Raimundo Rocha Mendonça e Vitória Facundo Macedo, estudantes da EEEP Capelão Frei Orlando do curso de Rede de Computadores tendo como objetivo informar e orientar os romeiros que visitam Canindé.

Endereço

Santuário e Paróquia de São Francisco
Praça da Basílica, s/n - Centro
Canindé - CE
CEP: 62.700-000 – Caixa Postal: D2
Telefone: (85) 3343-0017