O Santuário

Localizado em pleno Sertão Central do Ceará, na cidade da fé, a nossa Canindé, a 110km da Capital do Estado, Fortaleza, está localizado um grande espaço de romaria, devoção e presença franciscana: O “Santuário de São Francisco das Chagas”. Sendo considarado hoje o segundo Santuário Franciscano do mundo, depois de Assis na Itália (local de origem), e o maior das Américas. Quem poderia imaginar ainda por volta de 1758 quando os frades franciscanos e terciários franciscanos (da Terceira Ordem) fizeram nestes sertões as Santas Missões franciscanas e que mais tarde o local viria ser um grande centro de fé e devoção a São Francisco das Chagas. Muitos fatos contribuiram para essa presença de tantos peregrinos na cidade e Santuário, entres eles a identificação com o próprio São Francisco das Chagas, o santo pobre, chagado, humilde, fraterno e amante da natureza.
Que recebe a todos os irmãos e irmãs, e os acorre em intercessão junto ao Pai do céu. É isso que seus devotos procuram neste espaço sagrado, ter esse contato com o santo. E essa fé faz com que o Santo das Santas Chagas esteja tão presente em nossos corações.O Santuário de Canindé é dotado de uma grande história de fé e devoção a São Francisco, foi nesse contexto que o Santuário passou por várias transformações no intuito de se adaptar as necessidades da evangelização, desde a construção da primeira capela até a sua reforma e mudança em sua estrutura quase que completa originando essa atual arquitetura, o Novo Santuário. Para entendermos um pouco essa história vamos acompanhar alguns pontos importantes.

Cronologia do Santuário

1910

1915

1917

1919

1923

Origens da Devoção - Os frades franciscanos Frei Manuel de Santa Maria e São Paulo, Frei Bartolomeu dos Remédios, Frei José de Santa Clara Monte Falco, e Frei José de Santana Firmo, juntos com os terceiros franciscanos cearenses propagam na zona de Canindé o culto a São Francisco das Chagas.

O terciário franciscano Francisco Xavier de Medeiros principia, à margem do rio Canindé, a construção da Igreja de São Francisco das Chagas e doa à Igreja a pequena imagem de São Francisco, que popularmente também é conhecida de São Francisquinho

Conclusão da construção da Igreja de São Francisco e a sua bênção. Na ocasião é ofertada a imagem de São Francisco para o altar-mor, pelo coronel Jerônimo Machado.

Criação da Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé por alvará régio de Dom João VI e no ano seguinte toma posse o primeiro vigário, o Pe. Francisco de Paula Barros

Os frades capuchinhos assumem a Paróquia de São Francisco das Chagas.

Início das Obras do Novo Santuário, reforma ampla da Igreja, sob a administração do vigário Frei Mathias de Ponterânica

Inauguração do atual Santuário de São Francisco, obra do engenheiro Antonio Mazzini. No mesmo ano foi o lançamento do primeiro número do Jornal “O Santuário” de São Francisco das Chagas.

Sagração do Santuário de São Francisco das Chagas pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom Manuel da Silva Gomes. Na pedra do altar-mor são colocadas as relíquias de Santa Lúcida e dos Santos Leôncio, Pedro e Basílio.

O Papa Bento XV concede abundantes privilégios aos romeiros de São Francisco.

Os Frades Franciscanos Menores da Província de Santo Antônio assumem a Paróquia de Canindé e o Santuário de São Francisco.

1925

1956

1985

1989

O papa Pio XI eleva o Santuário de São Francisco à dignidade de Basílica Menor.

Construção da Casa dos Milagres, edificada pelos franciscanos Frei Valfredo Tepe e Frei Diogo Hauptmann (entre os anos 1954 e 1956).

Inauguração do Museu com a exposição da vida de São Francisco em arte popular, organizado por Frei Fernando Schnittker, ofm.

Benção com celebração pela inauguração da Praça dos Romeiros

Inauguração do novo zoológico, construído sob orientação do IBAMA

Inauguração e bênção do Mosteiro do Santíssimo Sacramento das Irmãs Clarissas que desde 1994 moram em Canindé.

Inauguração do Complexo Confessional São Damião pelo provincial franciscano Frei Aloísio Fragoso (17 de Setembro).

Inauguração e Bênção da Estátua de São Francisco, pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza Dom José Antônio

Conclusão da Reforma da Basílica, com o revestimento interno de granito, instalação elétrica, reparos no piso, restauração de peças sacras e pinturas

- Comemoração dos 90 Anos da presença da OFM (Ordem dos Frades Menores) e SMIC (Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição), em Canindé.

Sobre

Ambiente desenvolvido por Antonio Raimundo Rocha Mendonça e Vitória Facundo Macedo, estudantes da EEEP Capelão Frei Orlando do curso de Rede de Computadores tendo como objetivo informar e orientar os romeiros que visitam Canindé.

Santuário e Paróquia de São Francisco
Praça da Basílica, s/n - Centro