Notícias do Santuario

Acompanhe as novidades que acontecem nos espaços do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé

Construção do Núcleo Técnico do Zoo de Canindé

O Núcleo Técnico do Zoológico do Santuário fica situado em um amplo espaço localizado ao lado Praça dos Romeiros, anexo ao Zoo, onde estão sendo construídas: Sala dos técnicos para biologia e veterinária, Sala de cirurgia, Sala de Necropsia, Biotério, Consultório, Área de Quarentena para animais, Recinto extra para manejo de espécies, cozinha, banheiros e alojamentos.
Todas essas melhorias no local serão para ofertar melhor condição de trabalho para a equipe e para garantir mais qualidade e segurança para os animais do Zoológico de Canindé. Além do mais, essas exigências estão em cumprimento ao termo de ajuste de conduta para o tratamento de animais feito pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Projeto Viva a Vida da Casa do Povo comemora 17 anos de existência

Foi realizado na última segunda-feira, dia 21 de abril, Santa Missa na Basílica em ação de graças pelos 17 anos de existência da Casa do Povo com o projeto social Viva a Vida, da Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé, Ceará. Contando com a presença das crianças, jovens e adultos, professores, colaboradores, que participam das atividades da Casa.
O projeto traz atividades musicais com teclado, violão, flauta doce, bateria e teoria musical. Na área do esporte, futsal, vôlei e ping-pong, além de aulas de informática, educação religiosa, oficina de artesanato, palestras com temas diversificados, programa de prevenção às drogas oferecido pelo o ronda do quarteirão e reforço escolar. E para os adultos, aulas de corte e costura.

Conheça nossa iniciativa

Universitários realizam trabalho de enriquecimento ambiental em nosso Zoológico

Aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia vinte e um de março, no Zoológico de Canindé, a visita dos alunos do curso de ciências biológicas, taxonomia e conservação de felinos, organizada pelo grupo Pet da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, e ainda de alunos da Universidade do Maranhão, sob a coordenação da professora Eliana Ferraz (Zoóloga). O objetivo da visita foi realizar tarefa prática do curso com o enriquecimento ambiental dos felinos.“Há quatorze anos trabalho com essa ferramenta que visa tirar a previsibilidade dos animais que estão nesse tipo de ambiente, e é uma terapia para os bichos, aguçando seus instintos”, frisou a zoóloga.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Conheça nosso Zoológico

Filhotes de jaguatirica nascem no Zoológico de Canindé

No dia 9 de setembro de 2013, nasceram no Zoológico de Canindé dois filhotes de onça jaguatirica.
A jaguatirica (Leopardus pardalis) é um felino brasileiro de médio porte, que pesa entre 11 e 16 quilos e alimenta-se basicamente de carnes, inclusive de peixes.
No Zoo de Canindé, ela está entre muitas espécies que estão procriando e, praticamente, todos os anos têm novos filhotes. Para controlar a população desses felinos no recinto, os filhos quando ganham independência da mãe, são transferidos para o IMABA, que se encarrega de dar destino adequado, em outros zoológicos, parques e reservas ambientais.

Aviso Quem visita o Zoo deve observar se há filhotes, pois eles necessitam de silêncio.

Conheça nosso Zoológico

Sobre

Ambiente desenvolvido por Antonio Raimundo Rocha Mendonça e Vitória Facundo Macedo, estudantes da EEEP Capelão Frei Orlando do curso de Rede de Computadores tendo como objetivo informar e orientar os romeiros que visitam Canindé.

Santuário e Paróquia de São Francisco
Praça da Basílica, s/n - Centro